Quem nunca comprou no Mercado Livre?

Quem nunca comprou no Mercado Livre, que atire a primeira pedra! Embora comprar seja um hábito de milhões de brasileiros, saber como vender no Mercado Livre é algo que faz com que muita gente fique em dúvida.
Sim, o Mercado Livre já é o maior e-commerce da América Latina. Sua categoria pertence aos marketplaces, cujo conceito é um espaço onde diferentes vendedores e compradores fazem suas transações. Nasceu em agosto de 1999. É apelidado carinhosamente MeLi.
No segundo trimestre o Mercado Livre teve uma receita líquida de US$ 1,7 bilhão – o que sugere um aumento de 102,6%. Além disso, a plataforma passou de 211 milhões de usuários e continua crescendo. Ah, não podemos esquecer que ele também está na NASDAQ, a bolsa de valores de empresas de tecnologia.
Não há dúvidas que o marketplace amarelinho ainda tem muito o que crescer. E você, ainda tem muito o que vender. Neste artigo você vai entender melhor.
Para entender como vender no Mercado Livre, é preciso conhecer o funcionamento da plataforma. A primeira informação é que o MeLi mostra que a reputação que você constrói como vendedor é o que te fará ganhar reconhecimento.
Para que isso aconteça, os produtos precisam ser confiáveis, a loja oferecer respostas rápidas para as dúvidas dos consumidores e realizar as entregas dentro do prazo estipulado. Veja as principais dúvidas de futuros vendedores do MeLi:
Como vender no Mercado Livre com CPF?
Assim como a Shopee, os vendedores podem fornecer seu CPF como dado de cadastro. Para isso, basta inserir nome, sobrenome, e-mail e senha.
Precisa de nota fiscal para vender no Mercado Livre?
Você só consegue enviar nota fiscal se seguir os requisitos abaixo:
- Ter um CNPJ habilitado na Secretaria da Fazenda do seu estado
- Atualizar o seu cadastro no Mercado Livre com essas informações da Secretaria da Fazenda
- Ter um certificado digital A1, um documento eletrônico que garante a proteção nas suas transações online
- Estar registrado no Regime Simples Nacional ou no Regime Normal.
Caso não tenha essa opção, você precisará apenas de uma declaração de conteúdo. Desde janeiro de 2018, todas as encomendas enviadas pelo Correios precisam obrigatoriamente ter a nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Qual a taxa de Comissão do Mercado Livre 2024?
A cada venda feita, haverá cobrança de uma comissão fixa, que vai de acordo com o tipo de anúncio que tenha feito: Gratuito, Clássico ou Premium. Gratuito, Clássico com alta exposição ou Premium com máxima exposição. Os anúncios são gratuitos e você só paga quando realizar uma venda!
Como etiquetar seus pacotes
Para cada venda, você terá uma etiqueta de envio. Caso você tenha vendido pelo carrinho e os produtos possam ser enviados juntos no mesmo pacote, vamos te dar uma única etiqueta de envio.
- Imprima a etiqueta com boa qualidade e no formato disponibilizado ao baixá-la, ou seja, sem alterar o tamanho dela, para evitar problemas ao enviar seu pacote.
- Junto com as etiquetas, será impressa 1 folha de declaração de conteúdo.
- Cole a etiqueta e a declaração de conteúdo na embalagem, sem dobras e com uma proteção transparente. Deixe todos os códigos de barra ou códigos QR visíveis e sem fitas adesivas para que possamos escaneá-los sem problemas.
Lembre-se de que, caso sua impressora seja térmica, ao imprimir, serão baixados dois arquivos. O arquivo .TXT é a etiqueta em forma de código que será lido pela impressora e é a que você deve colar no pacote. O outro arquivo é uma folha de controle. Para este, você pode usar uma impressora comum.
Conferir dicas de embalagem e etiquetas
Como fazer o envio

- Em uma agência dos Correios
Quando seu pacote estiver pronto, leve-o até uma agência dos Correios. Na agência, você vai despachar o pacote e receber um comprovante de envio.
- Em uma Agência Mercado Livre
As agências Mercado Livre são pontos comerciais que recebem seus pacotes para que eles cheguem antes aos compradores.
Para enviar seus pacotes, escolha a agência mais próxima do seu endereço. Entregue-os na agência escolhida no horário indicado em cada venda. Ao entregá-los, você receberá um comprovante por e-mail.
Importante: somente os vendedores que forem avisados poderão despachar nas Agências Mercado Livre. Caso nós ainda não tenhamos entrado em contato com você, não se preocupe, estamos trabalhando diariamente para que mais pessoas possam fazer seus envios nas nossas agências.
Acompanhe o status do seu envio
No detalhe da venda, você pode acompanhar onde o pacote está a todo momento. Desta forma, você saberá quando ele chegou ao seu destino ou se aconteceu algum imprevisto. Seu comprador pode fazer o mesmo acompanhamento.
Como liberar o dinheiro das suas vendas
Se você vende com os Envios do Mercado Livre e entregou o produto, o dinheiro das vendas será liberado nos seguintes prazos:



” Dica importante” – Se você entrega em mãos ou utiliza outro serviço de envios
Pediremos para marcar Entreguei o produto na sua lista de Vendas. Lá, você poderá indicar se o comprador já está com o produto ou se ainda está a caminho.
Se você é MercadoLíder, seu dinheiro ficará disponível 11 dias após o comprador receber o produto e não será necessário confirmar! Mesmo assim, se ele nos avisar que está tudo bem, você terá o dinheiro imediatamente.
Se você não é MercadoLíder, seu dinheiro ficará disponível em 28 dias. Entretanto, se o comprador confirmar que já recebeu o produto e está tudo bem, você terá o dinheiro disponível em 5 dias.
Se você se esquecer de marcar que entregou o produto, possuir pouca reputação e assiduidade na plataforma, você terá o dinheiro após 28 dias da data da aprovação do pagamento. Além disso, há validações automáticas que são realizadas para garantir a segurança da negociação e em alguns casos isso pode afetar o prazo de disponibilidade para o máximo (28 dias).
Considere que se o comprador receber o nosso e-mail e ainda não estiver com o produto em mãos, ele poderá iniciar uma reclamação que afetará a sua reputação.